São Nicolau Tolentino – ZENIT – Portugues


Nicolau nasceu por volta do ano 1245 na cidade de Sant’Angelo na Itália. Filho do casal Compagnonus de Guarutti e Amata de Guidiani, recebeu o nome agradecimento ao santo ao qual sua mãe rezou pedindo a graça de engravidar. Desde pequeno, Nicolau gostava de ausentar-se da sua comunidade e ir recolher-se em oração nas cavernas. Muito dedicado, o jovem nutriu profundo amor aos mais pobres e necessitados e profunda devoção.

Certo dia adentrou em um templo onde pregava o frade agostiniano Reginaldo e seu coração inflamou-se de amor e desejo de consagrar a vida. Aos quatorze anos foi admitido na comunidade dos agostinianos sob a orientação do Padre Reginaldo. Sua dedicação e perseverança levaram seus superiores a designá-lo para alimentar os pobres nas portas do mosteiro. Conta a tradição que certa vez teve uma visão de Nossa Senhora e Santo Agostinho lhe mandando comer um pão marcado pela cruz. Depois de comer ele distribuiu o pão aos pobres e muitos ficaram curados. Foi ordenado padre no ano de 1270. Deixando-se conduzir por Deus, foi enviado para a cidade de Tolentino no ano 1275 e teve papel determinante na vida do povo que vivia assolado pela ruína moral e social originadas pela guerra entre os güelfos e os gibelinos pelo controle da Itália. Diante deste fato acolheu e ajudou os prisioneiros e doentes.

Dedicou-se com afinco à pregação e confissão passando horas a fio auxiliando as pessoas através do sacramento e tornou-se um vigoroso apóstolo do confessionário. Santo Antonino dele falava: “Este sacerdote fala como quem traz mensagens do céu. Seus ouvintes suspiram emocionados e se arrependem de sua má vida passada”.

Nicolau, faleceu no dia 10 de setembro de 1305 e foi canonizado pelo Papa Eugênio IV em 1446 tornando-se o primeiro agostiniano a ser canonizado. Nicolau, devido a sua piedade e orações pelas almas do Purgatório, foi proclamado como Patrono das Almas do Purgatório pelo Papa Leão XIII em 1884.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Source link