Beato Frederico Ozanam – ZENIT – Portugues


“Gostaria de abraçar o mundo inteiro numa rede de caridade” era a célebre frase de Antonio Frederico Ozanam que nasceu na Itália no dia 23 de abril de 1813. Foi o quinto filho entre os catorze filhos do casal Jean Antoine e Mariae Ozanam. Seus pais eram cristãos fervorosos e dedicados aos cuidados dos doentes e enfermos de todas as camadas sociais. Em 1815 a família de Ozanam mudou-se para Lyon onde o jovem iniciou seus estudos em 1822 sendo acompanhado pelo abade Noirot que infundiu esmerada educação cristã e humana.

Em 1831, Frederico foi para Paris estudar na Universidade de Sorbonne e foi acolhido por André-Marie Ampère, um grande cientista e matemático francês que era muito fervoroso na fé e foi de grande influência para o jovem Frederico. Contribuiu com vários artigos para vários jornais e revistas, dentre elas a Tribune Catholique. Moderou diversos debates sobre religião e política e despertava profundo interesse de criar uma associação para pôr em prática o catolicismo tão bem desempenhado intelectualmente.

No ano de 1833, juntamente com outros seis jovens, Frederico funda a Sociedade de São Vicente de Paulo, com o intuito de acolher e dar assistência aos pobres e excluídos. Esta sua atuação tão vigorosa no campo humano e social lhe valeu o reconhecimento como precursor da doutrina social da Igreja. Formou-se em Direito no ano de 1833 e em Letras no ano de 1839. Em 1841 casou-se com a jovem Amélie Soulacroix com a qual teve uma filha. As ocupações cotidianas não desfaleceram o emprenho missionário do jovem Frederico que difundiu por toda a Europa a Sociedade.

Em 1846 é acometido de grave enfermidade pulmonar que se agravaria ainda mais com a participação exaustiva do jovem nas mediações entre a política e o catolicismo na Revolução de 1848. Faleceu no dia 8 de setembro de 1853, em Marselha, França.

Frederico Ozanam foi beatificado em 22 de agosto de 1997 pelo Papa João Paulo II que o definiu: “Frederico Ozanam é verdadeiramente um santo laico do nosso tempo”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Source link