Experiências Pedagógicas na Abordagem de Reggio Emilia
Quer inovar nas suas aulas com a Abordagem de Reggio Emilia?
Hoje, existem muitas formas de abordagem para professores e pedagogos utilizarem. Uma delas é a abordagem de Reggio Emilia. Esse método educacional chama atenção pelo diferencial. Em Reggio Emilia, o principal objetivo era construir o protagonismo infantil.
Sendo assim, essa é uma forma que você pode se inspirar para produzir as suas aulas. Tanto professores, como estudantes de pedagogia podem usar dessa metodologia na prática.
O curso Experiências Pedagógicas na Abordagem de Reggio Emilia é uma boa opção para conhecer mais do assunto. Assim, os professores da Educação Infantil poderão valorizar ainda mais os seus currículos. Portanto, é possível se tornar profissional mais capacitado com esse material.
Como funcionam as Experiências Pedagógicas na Abordagem?
As experiências pedagógicas são essenciais para a educação das crianças. A forma como uma professora aborda o conteúdo em sala de aula faz toda a diferença para os alunos. Dessa forma, é importante estar sempre buscando inovação. E esse é um dos desafios da profissão.
Neste curso, você terá 10 aulas exclusivas sobre a temática da experiência pedagógica. Sendo assim, irá aprender do início ao fim sobre a escola de Reggio Emilia.
Essa escola, bem como o seu método, é uma referência na educação mundial. Possui uma história muito nobre. Aplicar seu ensino pode ser um diferencial. Dessa forma, confira todas as vantagens de começar a estudar com esse curso:
Aprender tudo sobre a Abordagem de Reggio Emilia;
Conhecer quem foram os fundadores dessa abordagem. Saber também como ela se pauta: no respeito e no protagonismo infantil;
Entender melhor sobre o processo de documentação pedagógica;
Ver na prática como é realizado esse planejamento em nossa realidade;
Diversas imagens para você se inspirar.
Como inovar em sala de aula Experiências Pedagógicas na Abordagem?
Hoje em dia, tornar o ambiente escolar infantil confortável é um desafio para os professores. Isso porque as dinâmicas mudaram. Portanto, os educadores e pedagogos de todo o mundo buscam novas formas de atuar na profissão. Sendo assim, um dos caminhos é implantar outras experiências.
Uma das maneiras de conseguir o protagonismo infantil é aplicá-lo na prática. Esse foi ocaso do professor Anderson José Coresma. Ele incentivou os alunos a cultivarem girassóis.
Sendo assim, trabalhou a paciência e a prática dos alunos. O objetivo do cultivo de girassóis era mostrar as plantas presentes na obra do pintor Van Gogh. Portanto, foi uma ótima forma de trabalhar o conteúdo de artes. Além disso, ele estimulou a criatividade das crianças nas aulas.
Há várias formas diferentes de trazer um conteúdo em sala de aula. Portanto, isso varia em cada abordagem profissional. O professor pode trazer materiais, músicas, fazer aulas de campo e muito mais.
Como era a educação de Reggio Emilia?
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa devastada teve de se reerguer. Na Itália, as pessoas da cidade de Reggio Emilia construíram uma escola com os restos da guerra. Usaram-se tijolos das construções derrubadas, um tanque de guerra alemão, três caminhões e o dinheiro de 6 cavalos.
Esses foram os recursos para construir uma escola na cidade. Dessa forma, os professores, em especial mulheres, iniciaram uma luta pela ampliação dessas escolas.
A partir disso, construíram-se mais escolas públicas, de qualidade e laicas. Logo, o modelo de educação de Reggio Emilia serviu para o mundo inteiro. Todos os anos, muitos profissionais da educação visitam a região. Inclusive, surgiram novas experiências pedagógicas com essas visitas.
Portanto, estudar esse modelo de educação é muito importante. Seja um profissional mais capacitado e comece já o curso sobre essa abordagem. Dessa forma, você irá contribuir e se destacar para a área.